PORQUE VOCÊ E SEU PET ADOECEM JUNTOS?
Eu pergunto nas consultas sobre os sintomas do tutor e na minha experiência de quase 10 anos de formação, 90% dos tutores adoecem junto com seu cão ou gato. Postei em uma enquete esses dias e vários veterinários relataram a mesma coisa.
A antiga teoria dos miasmas se baseia em transmissões nocivas que corrompem o ar e atacam o corpo entre diferentes indivíduos (intra ou interespecífico). Esse pressuposto pode explicar essa correlação mas necessita de mais estudos a respeito.
O desequilíbrio da energia vital faz com que o indivíduo se torne mais suscetível.
Um artigo publicado pela Journal of Family Psychology avaliou até que ponto e sob quais condições os proprietários recorrem a seus cães de estimação em momentos de sofrimento emocional e comprovaram cientificamente que alguns proprietários desenvolvem vínculos de apego com seus cães de estimação.
Em outro estudo foi demonstrado que as interações dono-cão melhoram o bem-estar dos cães durante um exame veterinário.
Essa relação é muito intensa. Os animais são nossa representatividade em forma de instinto, o que também nos mostra o que precisa ser curado.
Mas calma, não precisa se culpar se seu animal está constantemente doente. Sei que você quer dar o melhor para ele e lembre-se que todos evoluem com essa relação.
Uma dica é procurar um veterinário que considere essa interrelação sabendo diferenciar os processos fisiológicos de patológicos e que evite medicar em excesso. É importante a avaliação periódica do veterinário pois vai ajudar também a observar problemas que você não consegue perceber.
Incluir seu pet nas suas atividades pode ser uma forma de estar presente e inteiro para eles.
Se conscientizar que não é apenas o animal que precisa de tratamento. Muitas vezes nós precisamos de ajuda também.
![](https://static.wixstatic.com/media/2b5597_24eb5dea286b4ff5a470cb45db1751ca~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2b5597_24eb5dea286b4ff5a470cb45db1751ca~mv2.jpeg)
Comments