Como ajudar na hora do ADEUS?
Como podemos ajudar nossos pets no momento de partir ?
Lidar com a morte é desafiador.
Então a gente tem que lembrar a medicina teve de fato alguns avanços e colaboraram para melhorar a qualidade de vida das pessoas AUMENTANDO LONGEVIDADE
POR OUTRO LADO essa sobrevida maior pode levar a um processo de obstinação com TRATAMENTOS INJUSTIFICÁVEIS e perda de qualidade de vida dos animais.
NA FACULDADE a gente APRENDE a lidar com saúde e mantê-la a todo custo e muitas vezes esse processo custa o bem estar do animal.
E quais são as formas de partir?
• Eutanásia- Ato de tirar a vida do ser vivo. Atualmente, é entendida como uma prática para abreviar a vida, a fim de aliviar ou evitar sofrimento para os pacientes. No Brasil, a eutanásia é pratica ILEGAL PARA HUMANOS. A gente sabe também que muitas vezes a eutanásia acontece de forma injusta.
• Distanásia- É o ato de prolongar a vida do paciente DE FORMA FORÇADA, visando apenas quantidade de tempo, não considerando qualidade de vida do paciente. Nesse caso, a morte se torna mais difícil e penosa. No geral, são pacientes terminais que ficam internados com doenças irreversíveis e tratamentos potentes. É o famoso ‘’vou fazer de tudo pra ele viver mais’’ Na veterinária isso é muito comum.
• Ortotanásia - É acompanhar o paciente no seu curso natural com intervenções mínimas para ALIVIAR o sofrimento. Não PROMOVER O ADIAMENTO DA MORTE , SEM ENTRETANTO PROVOCÁ-LA. O animal é direcionado para profissionais que farão o cuidado paliativo sem intervenções desproporcionais. A intenção é de proporcionar um morte mais digna ao animal reconhecendo o curso natural da vida. Na MEDICINA HUMANA É PERMITIDA e PRATICADA. Já na veterinária é mais rara e pouquíssimo conhecida.
E aí, por qual optar?
Devemos pensar primeiro: como você gostaria de partir?
VOCÊ É O TIPO DE PESSOA QUE RESPEITA O NASCIMENTO NATURAL SEM INTERVESOES?
ENTENDE QUE a morte É INERENTE AO SER VIVO E FAZ PARTE O PROCESSO EVOLUTIVO?
ACREDITA QUE OS PROCESSOS QUE PASSAMOS TEM UM MOTIVO OU UMA RAZÃO?
Então, procure saber mais sobre a ORTOTANÁSIA e sobre outros tratamentos e profissionais que buscam esse tipo de processo.
COMO O HOMEOPATA FAZ ESSE ACOMPANHAMENTO?
A HOMEOPATIA visa sempre puxar a resposta imune do animal e estimular a energia vital e a cura, porém em ultimo caso a cura é passagem.
A ideia do veterinário não é traumatizar e sim criar um ambiente acolhedor, amistoso, individual para um momento tão importante.
‘’a curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre’’
![](https://static.wixstatic.com/media/2b5597_e31fc1f1b84f46ea8c26c5f432a1b3c5~mv2.jpeg/v1/fill/w_980,h_980,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/2b5597_e31fc1f1b84f46ea8c26c5f432a1b3c5~mv2.jpeg)
Commenti