top of page

EUTANASIAR SEU CACHORRO OU GATO NÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

Foto do escritor: Karinne Marques da SilvaKarinne Marques da Silva

Como ajudar na hora do ADEUS?

Como podemos ajudar nossos pets no momento de partir ?

Lidar com a morte é desafiador.


Então a gente tem que lembrar a medicina teve de fato alguns avanços e colaboraram para melhorar a qualidade de vida das pessoas AUMENTANDO LONGEVIDADE

POR OUTRO LADO essa sobrevida maior pode levar a um processo de obstinação com TRATAMENTOS INJUSTIFICÁVEIS e perda de qualidade de vida dos animais.


NA FACULDADE a gente APRENDE a lidar com saúde e mantê-la a todo custo e muitas vezes esse processo custa o bem estar do animal.

E quais são as formas de partir?

• Eutanásia- Ato de tirar a vida do ser vivo. Atualmente, é entendida como uma prática para abreviar a vida, a fim de aliviar ou evitar sofrimento para os pacientes. No Brasil, a eutanásia é pratica ILEGAL PARA HUMANOS. A gente sabe também que muitas vezes a eutanásia acontece de forma injusta.


• Distanásia- É o ato de prolongar a vida do paciente DE FORMA FORÇADA, visando apenas quantidade de tempo, não considerando qualidade de vida do paciente. Nesse caso, a morte se torna mais difícil e penosa. No geral, são pacientes terminais que ficam internados com doenças irreversíveis e tratamentos potentes. É o famoso ‘’vou fazer de tudo pra ele viver mais’’ Na veterinária isso é muito comum.


• Ortotanásia - É acompanhar o paciente no seu curso natural com intervenções mínimas para ALIVIAR o sofrimento. Não PROMOVER O ADIAMENTO DA MORTE , SEM ENTRETANTO PROVOCÁ-LA. O animal é direcionado para profissionais que farão o cuidado paliativo sem intervenções desproporcionais. A intenção é de proporcionar um morte mais digna ao animal reconhecendo o curso natural da vida. Na MEDICINA HUMANA É PERMITIDA e PRATICADA. Já na veterinária é mais rara e pouquíssimo conhecida.


E aí, por qual optar?

Devemos pensar primeiro: como você gostaria de partir?

VOCÊ É O TIPO DE PESSOA QUE RESPEITA O NASCIMENTO NATURAL SEM INTERVESOES?

ENTENDE QUE a morte É INERENTE AO SER VIVO E FAZ PARTE O PROCESSO EVOLUTIVO?

ACREDITA QUE OS PROCESSOS QUE PASSAMOS TEM UM MOTIVO OU UMA RAZÃO?

Então, procure saber mais sobre a ORTOTANÁSIA e sobre outros tratamentos e profissionais que buscam esse tipo de processo.

COMO O HOMEOPATA FAZ ESSE ACOMPANHAMENTO?

A HOMEOPATIA visa sempre puxar a resposta imune do animal e estimular a energia vital e a cura, porém em ultimo caso a cura é passagem.

A ideia do veterinário não é traumatizar e sim criar um ambiente acolhedor, amistoso, individual para um momento tão importante.


‘’a curar quando possível, aliviar quando necessário, consolar sempre’’



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page