top of page

Giardíase Canina - a vacina funciona?

Foto do escritor: Karinne Marques da SilvaKarinne Marques da Silva

DAR OU NÃO DAR A VACINA CONTRA GIARDIASE?

Eu sei que você se preocupa imensamente com a possível sobrecarga vacinal e a possibilidade da ocorrência de efeitos colaterais e efeitos adversos pós- vacinais. E, claro, tudo isso preocupa também os veterinários e grupos nacionais e internacionais de profissionais. A gente sabe que o tema exige uma análise SUPER criteriosa da real necessidade das vacinas em uso.

Por essa razão o grupo de pesquisadores internacionais da Global Veterinary Community (WSAVA) categorizou as vacinas em:

• Vacinas essenciais as quais todos os animais devem receber

• Vacinas Opcionais as quais os animais devem receber mediante a necessidades específicas e dependem do risco a exposição

• Vacinas Não Recomendadas por não terem base científica que justifique sua aplicação e dentre elas está a vacina contra Giardia.

Em uma pesquisa científica, os cães vacinados com uma vacina comercial inativada contra Giardia NÃO foram protegidos da infecção visto que NÃO teve diferença nas taxas de detecção do parasitas ou antígenos. Também NÃO fez diferença na ocorrência de diarréia nem na eliminação da produção dos cistos entre os vacinados e não vacinados, ou seja, vacinar ou não vacinar, dava quase no mesmo em termos de proteção!

Pior que isso, outro grande estudo de campo com 6000 cães demonstrou que os filhotes vacinados tinham MAIORES chances de apresentar diarreia do que os não vacinados.

A doença em cães não causa risco de morte e os animais respondem super bem ao tratamento. Além de ter baixo potencial zoonótico, ou seja, é raramente transmitida para o ser humano. Por estes motivos, a vacina não é recomendada para cães.

Deve-se notar que a vacina foi retirada de todos os mercados globalmente com exceção dos da América Latina.

Daí vem a pergunta que não se cala: porque os hotéis, creches e canis por aí exigem essa vacina?

A pergunta aqui deveria ser : ‘’porque existe essa regra?’’. Essa regra existe pela cultura do vacinar mais é proteger. Mas com essa vacina não vale essa regra. Por mais bem intecionados que os donos desses locais sejam, eles precisam exigir veterinários cientificamente treinados e atualizados em vacinologia. Os mesmos devem auxilia-los com o desenvolvimento de regulamentos que sejam condizentes com a ciência moderna.

Portanto existe sim vacinação sob medida para os animais de companhia porém cabe ao veterinário determinar um protocolo vacinal necessário baseado na incidência da doença e bases científicas. E a vacina contra giárdia não está em nenhum Desses protocolos.


Acesse @vetnature no instagram e saiba mais!



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page