Você lê por aí várias restrições alimentares para cães e gatos mas nunca sabe o que realmente é tóxico para seu animal de estimação? Então bora lá estudar:
Casos de intoxicação por alguns alimentos são super comuns na nossa rotina e adivinha com quem acontece mais? Cão ou gato? Se você pensou o cão acertou pois 80% dos casos ocorre com cães. Normalmente eles sao muito menos seletivos para comer e também porque são atraídos por alimento humano. por isso vamos listar a seguir quais são os grupos de alimentos que REALMENTE são tóxicos para animais e porque:
ABACATE ?
Coloquei essa interrogação porque você já deve ter ouvido falar que cachorro e gato não podem comer abacate e isso não é verdade.
O que pode ser tóxico nessa fruta é a semente, casca e folhas e ainda os relatos de intoxicação em cães e gatos são escassos. Acredita-se que a persina contida na nessas partes do abacate pode gerar acúmulo de líquido no pulmão dificultando a respiração.
Artigos recentes mostram que a polpa não gera intoxicação nem alteração da saúde dos cães e podem até melhorar a resposta inflamatória.
CEBOLA E ALHO
Essa é uma das mais comuns serem ingeridas e pode causar alterações sanguíneas por oxidar a metahemoglobina de cães e gatos. Dessa forma a hemoglobina fica mais ‘’fraca’’ e facilmente se rompe.
Não coloquei no título mas o alho, se consumido mais de 5 gramas por quilo de peso do animal também pode desenvolver anemia. Mas Jesus, quem
CHOCOLATES E CAFÉS
Cães e gatos podem se intoxicar por alimentos que contenham elevados teores das metilxantinas e teobromina, componentes abundantes em chocolates à base de cacau.
Os efeitos tóxicos dependem da dosagem e tamanho do animal
Podem ocorrer efeitos cardiotóxicos e até convulsão. Então, enquanto você curte aquele maravilhoso Lindt ao leite com cafezinho coado, ofereça um pedacinho de carne desidratada pra ele que será bem melhor.
MACADÂMIA
Presente em bolachas cookies e manteigas à base deste fruto seco essa intoxicação esta relatada apenas em cães. Quando intoxica causa fraqueza, dificuldades motoras e inchaço nos membros, tremores, dispneia, vômitos, dor abdominal dentre outros sintomas.
UVAS E PASSAS
Nos últimos anos diversos relatos têm sido atribuídos a ingestão de uvas e passas (Vitis vinifera) a intoxicações alimentares em cães.
As hipóteses sobre essa intoxicação são:
que os cães e gatos tem intolerância aos taninos presentes na fruta
· presença de micotoxinas
· presença pesticidas ou metais pesados
· sobrecarga de açúcar presente levando os animais ao choque
Alguns cães podem apresentar sintomas como parar de urinar ou fazer menos xixi que o normal, além de beberem muita água caracterizando falha na função renal.
DOCES E XILITOL
O xilitol é um poliálcool utilizado como edulcorante em diversos produtos industrializados, como balas, gomas de mascar, confeitos, compotas, caramelos, chocolates, geleias, pudins, entre outros, devido ao sabor adocicado com baixo valor energético, além de cremes dentais e soluções para lavagem bucal . Em cães pode levar a hipoglicemia por aumentar rapidamente os níveis de insulina no sangue causando tremores, perda de coordenação motora em pouco tempo.
Kommentare